segunda-feira, 9 de março de 2009

Comunicado de Imprensa

Trabalhadoras domésticas dos países do MERCOSUL apresentam iniciativas ao PARLASUL



Uma delegação de Sindicatos e Associações de Trabalhadoras Domésticas do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a Articulação Feminista Marcosul, estiveram presentes no dia (3/11/08) no edifício do Parlasul, onde foi recebida pela parlamentar Mabel Müller, Presidenta da Comissão de Trabalho e Políticas de Emprego.

Na América Latina, a regulação do trabalho doméstico consagra ao setor os padrões mais desfavoráveis em relação a outros trabalhadores, mesmo sabendo o peso estatístico que esta ocupação tem na região, já que é o emprego uniforme que mais mão de obra ocupa, com uma participação do 15,2% na estrutura do emprego não agrícola de mulheres. Evidencia-se uma tendência ao crescimento no período 1990-2002, particularmente no Cone Sul, e significativamente no Brasil e Paraguai onde o trabalho doméstico ocupa a uma de cada cinco mulheres.

O trabalho doméstico é a porta de entrada para muitas mulheres ao mercado de trabalho em tempos de crise. Na década dos anos 90, 70% dos novos empregos na América Latina foram gerados pelo setor informal, e de cada 100 novos empregos para as mulheres entre 1990 e 1998, 22 foram no serviço doméstico remunerado, o trabalho mais precário do setor informal.

A delegação apresentou à parlamentar um panorama das realidades discriminatórias de que padecem as trabalhadoras domésticas na região, e manifestou suas inquietações no sentido de fazer avançar o reconhecimento do trabalho doméstico como trabalho digno, assim como a efetivação dos direitos das trabalhadoras.

As organizações propuseram ao Parlasul que essa questão seja devidamente considerada e que se promovam legislações que protejam um amplo setor de mulheres - as trabalhadoras domésticas remuneradas nos países do Bloco.

- SINPECAF - Sindicato do Personal de Casas de Familia, Córdoba, Argentina
- FENATRAD - Federaçâo Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Brasil
- CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Brasil
- ASD - Associação de Trabalhadoras do Serviço Doméstico Remunerado do Paraguai
- SUTD - Sindicato Único de Trabalhadoras Domésticas, Uruguai
- AFM - Articulação Feminista Marcosul
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário